English العربية Français Português

AU Education Agencies

  • African Union International Centre for Girls and Women Education in Africa (AU/CIEFFA)

    The African Union International Centre for Girls and Women Education in Africa... Read more: African Union...

  • Pan African Institute of Education for Development (IPED)

    Pan-African Institute for Education for Development (IPED, is a specialized institution... Read more: Pan African...

  • Pan African University (PAU)

    The Pan African University (PAU) is the culmination of continental initiatives of the... Read more: Pan African...

Latest Articles

KIX 19 Tender for Data Challenge: PEER Reviews

AFRICAN UNION Institute for Education for Development   CONSULTANCIES FOR KIX 19 AFRICA...

Read more: KIX 19 Tender...

KIX 19 Tender for Data Challenge: National Dialogues- Tanzania and the Gambia

AFRICAN UNION Institute for Education for Development   CONSULTANCIES FOR KIX 19 AFRICA...

Read more: KIX 19 Tender...

Appel a Propositions - Innovation de l’éducation en Afrique 2022

[English version available here]   Contexte L'avènement de la Covid-19 a exacerbé les...

Read more: Appel a...

Call for Submissions: Innovating Education in Africa 2022

[Version française disponible ici]   Background The advent of COVID-19 has exacerbated...

Read more: Call for...

IMG 5166Africa is ushering into an era that most observers and pundits are predicting will determine its destiny as the continent of the future. But to fulfill this promised bright future, the continent has to come to terms with its education and training systems that are yet to fully shed the weight of its colonial legacy and its own tribulations as a relatively new political and economic entity and player in the world arena.

 

In the bid to create a new African citizen who will be an effective change agent for the continent’s sustainable development as envisioned by the AU and its 2063 Agenda, the African Union Commission has developed a comprehensive ten-year Continental Education Strategy for Africa (CESA 16-25). 

 

This strategy is driven by the desire to set up a “qualitative system of education and training to provide the African continent with efficient human resources adapted to African core values and therefore capable of achieving the vision and ambitions of the African Union. Read more: CESA 16-25

 

The information provided below was submitted as at 2020-05-10 01:51:35 by the Ministério da Educação of Cape Verde in responding to the AU Survey of Member States on Education Sector Response to COVID-19. The information is solely for experience sharing purposes and not to be used for other purposes without express permission of the African Union Commission. 

 

Country Cape Verde
Ministry Ministério da Educação
Education level handled by the Ministry Pre-School, Primary, Secondary
Number of Schools in Pre-School 570
Number of Schools in Primary 394
Number of Schools in Secondary 41
Does the Ministry have a COVID-19 response plan? Yes
Objectives and Priorities of the COVID-19 response plan

O presente Plano de resposta da Educação a curto e médio prazo dos efeitos da COVID-19, tem como principal objetivo apresentar orientações estratégicas e ações para reduzir, minimizar os efeitos da COVID-19 no sentido de garantir a aprendizagem durante o período de crise e ter bases para continuar o processo educativo pós-crise, tirando proveito das inovações introduzidas, de forma sustentável. para reduzir os impactos do COVID-19 no sistema educativo Caboverdiano através da promoção de oportunidade de de aprendizagem durante este período.

4.2.1 Objetivo geral:

O objectivo geral do plano é Assegurar que o processo educativo tem continuidade com recurso a formas alternativas de ensino e aprendizagem, mediadas pelas Tecnologias, baseadas em diagnóstico das condições e potenciais existentes no contexto nacional da epidemia COVID-19; assegurar que haja uma transição adequada e retoma do ensino presencial , capitalizando e perenizando as inovações experimentadas em larga escala no país.

4.2.2 Objetivos Específicos:
 Garantir o acesso de forma equitativa ao ensino e minimizar o risco de fracasso escolar;
 Melhorar a Qualidade e Relevância do processo de ensino pela modalidade de EaD;
 Desenvolver a Capacidade Institucional do ME na implementação da modalidade de Educação à Distância;
 Reforçar a comunicação como forma de garantir o sucesso do plano de mitigação dos efeitos da COVID-19 no sector educativo.

4.2.3 Grupo Alvo

 Alunos dos ensinos básico e secundários (120 mil alunos),
 os docentes, os gestores, coordenadores (7000 funcionários)
 As famílias
 bem como instituições do Governo, Parceiros, Sector Privado e Sociedade Civil em geral.

4.3. Pilares da Estratégia

4.3.1 Primeiro Pilar: garantir o Acesso e Retenção dos alunos no sistema de ensino com vista reduzir o fracasso escolar no ano letivo 2019/20

O pilar de Acesso e Retenção se configura como sendo o conjunto de elementos fundamentais para o sucesso da conclusão do ano letivo são condições primaciais para que os alunos continuem as atividades escolares, possibilitando-lhes, por um lado, progredir nas suas aprendizagens, manter as aquisições já desenvolvidas desde o início do ano letivo (consolidação, enriquecimento, exercícios etc.). Por outro, adquirir novas competências através das diferentes modalidades de EaD. As atividades propostas se inscrevem naturalmente no prolongamento do que foi realizado em sala de aula e/ou numa possível preparação para o que será feito após o regresso às aulas.

As ações principais a serem desenvolvidas de modo a responder a este pilar são:

 Expansão o acesso ao ensino usando as TICs… ;
 Diversificação da oferta de Educação à distância que atendam às várias necessidades educativas;
 implementação de programas de formação de docentes;
 reforço do acesso e a conetividade para os alunos e docentes;
 Criação parcerias com os provedores de serviços de TIC’s para custos bonificados;
 Reforço da comunicação das ações de EaD voltadas para alunos, docentes pais e encarregados de educação.

4.3.2 Segundo Pilar: Melhoria da Qualidade e Relevância do processo de ensino pela modalidade de EaD

A qualidade do ensino, em geral, e em particular da Educação à Distância, pressupõe um julgamento de mérito que se atribui tanto para o processo quanto para os produtos decorrentes das ações desenvolvidas, que, de certa maneira, implica uma avaliação. A qualidade do Ensino à Distância exige um olhar multifacetado tendo em conta a interação dos seus vários componentes.

As principais ações que serão desenvolvidas de modo a operacionalizar o segundo pilar são:
 Fazer o Levantamento do cumprimento programa por agrupamento no final de cada trimestre;
 Criação de um base comum de conteúdos a ser ministrado pela via que vier a ser adotado (Rádio, TV; Internet, etc. ) e partilhar com a comunidade educativa para a recolha de subsidio a medida que se vai implementado o programa de emergência.
 Criação Elaboração de um protocolo de intervenção das equipas de gestão pedagógica nos diferentes níveis, com instrumentos uniformizados de recolha de informação pertinentes para a avaliação do processo.
 Implementação de Criar espaços de apoios através de plataformas online que facilitam a interação entre os membros destas equipas nos diferentes níveis, e como os docentes igualmente.
 Criação de uma equipa que avalia os conteúdos produzidos antes da sua colocação/transmissão aos alunos (validação); (Isso estava previsto a ser feito pelos coordenadores de disciplina ou pela equipa concelhia disciplinar).
 Criação de capacidade para medição do nível de penetração e de aceitação do processo de ensino/aprendizagem e saber junto das famílias (em forma de amostra), em termos de nível de motivação dos alunos face aos novos métodos, bem como conhecer dificuldades e dos apoios necessários
 Promoção do uso de recursos virtuais como meio como formas de motivar, e melhor o processo de ensino aprendizagem.
 Estabelecimento de um plano de gestão e seguimento da EaD e um sistema de prestação de contas, em situação de emergência, que seja orientado para os resultados intermédios e finais a alcançar;
 Criação de fóruns de debate e intercâmbio entre os docentes, tendo em vista a partilha das melhores práticas.
 Criação Adoção de programas alternativos para apoiar as escolas com maiores dificuldades e que apresentam baixos resultados de aprendizagem.

4.3.3 Terceiro Pilar: Desenvolvimento da Capacidade Institucional

O pilar de Desenvolvimento da Capacidade Institucional na EAD será concretizado com base nas seguintes ações fundamentais:
 Produção os conteúdos de acordo com programa de ensino formulado para os diferentes anos de estudos (via áudio e Voz e através de ;
 Incremento Continuar a investir no reforço do programa EGOV, possibilitando a conetividade a todas as escolas do país.
 Reforço das capacidades da UTIC, com vista para no futuro a garantir, em parceria conjunto com o NOSI, a monitorização da rede e de todas as plataformas do sector educativo;
 Fortalecimento Reforçar das capacidades do Serviço Multimédia em Educação, tendo em vista para o acompanhamento das plataformas de gestão de EaD, formação de docentes no domínio das TICs, assim como a produção de conteúdos em educação.
 Diversificação das parcerias técnicas na gestão da EaD, formação docentes, produção de conteúdos, estimulando e estimular maior envolvimento das universidades no domínio da EaD.
 Reforço das competências dos docentes na organização e preparação pedagógica, com enfoque nas metodologias que premeiam a diferenciação pedagógica, tendo como foco principal o processo de aprendizagem do aluno.
 Fortalecimento Reforçar dos serviços centrais de competências em matéria de EaD, provendo-os com mais de quadros altamente qualificados com vista a aumentar a capacidade de acompanhamento, avaliação e reorientação do sistema de ensino; em função dos resultados dos processos e propor medidas corretivas
 Realização de intercâmbios a nível nacional, regional e internacional, tendo a partilha de experiências de EaD;
 Criação de dispositivos alternativos (ex linha verde), com vista a apoiar as escolas com maiores dificuldades na implementação de estratégias de ensino/aprendizagem com através da EaD; e que apresentam baixos resultados de aprendizagem.


4.3.4 Quarto Pilar: reforçar a Comunicação e Sensibilização da comunidade educativa e da sociedade. Por se tratar da primeira experiência massiva de utilização da EaD no sistema de ensino, é fundamental a adoção de uma estratégia de comunicação clara e assertiva, com a vista a mobilizar os diferentes intervenientes deste programa.

Este pilar se matéria através das seguintes ações:
 Divulgação dos objetivos e das estratégias da educação a distância no seio dos serviços centrais e descentrados do ME e direções das escolas (EBO/ES);
 Sensibilização do corpo docente sobre o recurso a EaD no processo de ensino/aprendizagem;
 Sensibilização dos alunos, pais e encarregados de educação, tendo em vista o seu engajamento na implementação da EaD;
 Esclarecimento da sociedade civil sobre os objetivos da EaD e sua importância na melhoria do processo de ensino/aprendizagem;
 Reforço da comunicação com os media com o propósito de explicitar os objetivos, as estratégias e os resultados preconizados com a EaD;
 Elaboração e divulgação de spots publicitários na TV, Rádio, Jornais e Rede Social;
 Reforço da comunicação e articulação com as operadoras das telecomunicações parceiras e com outras instituições do Estado cujas atividades estão ligadas à educação (MFIS, MSSS, MJ, etc)

 Percentage estimate of Schools Closed 90-100
 Percentage estimate of Schools Offering Distance/Virtual Education 90-100
 Percentage estimate of Students who are currently receiving Virtual/Distance Education 90-100
Methods for the provision of Distance/Virtual Education Lessons are scanned and sent through email for students to complete., Interaction through WhatsApp/Telegram or other social messaging applications between students and teachers, Online lessons via government owned e-learning portal, TV, Radio
Specific Innovations which are being implemented Tele-aulas, uso de plataformas e interação dos docentes com os alunos via redes sociais.
Number of Technical and Vocational Education and Training (TVET) Institutions offering Distance-Virtual Education 4
Partners which are supporting the Ministry of Education to respond to COVID-19 Global Partnership for Education (GPE), United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) , United Nations International Children's Emergency Fund (UNICEF) , Others (to be provided), Banco Mundial
Is there a plan for reopening schools? Yes
Does the reopening plan include a back to School campaign? Yes
Does the reopening plan include catch-up strategies for the school calendar and or curriculum? Yes
Objectives and priorities of the plan to reopen Schools De acordo com as últimas orientações do Governo as aulas presencias apenas terão lugar no próximo ano letivo, ao seja a partir de 1 de Setembro de 2020. As prioridades é garantir uma maior segurança na preparação do retorno as escolas, entretanto durante este período de interregno as aulas serão pela via de EaD, Tele e áudio aula, e nos casos de zonas sem acesso recorre-se as fichas, sabentas e em caso de possibilidade será feito acompanhamento do aluno em regime presencial, desde que seja comprido as normas de distanciamento e de higienização dos espaços escolas.
Is there a separate strategy/strategies for girls to catch up on their education due to the impact of COVID-19? No
Challenges that have been encountered by the Ministry while responding to COVID-19 Availability of Virtual Learning Technology Hardware and Infrastructure, Internet Connectivity to support deployment Virtual Learning platforms, Technical capacity gaps for Virtual/Distance Education Support Personnel, Financing gaps.
Date Submitted 10-05-2020

 

If you are interested in contacting the Ministry for further information, please contect This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.. Please note that any secondary use of this data is not allowed without seeking express permission of the African Union Commission.

Partners

  • Logo 1
  • Logo 2
  • Logo 3
  • Logo 12
  • Logo 8
  • Logo 10
  • Logo 6
  • Logo 9
  • Logo 11
  • Logo 5
  • Logo 7